O Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebeu 4,5 mil participantes do 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, que começou na noite da úlima quinta-feira (6), tem 1,5 mil secretários inscritos e foi aberto pelo titular da pasta no Distrito Federal e anfitrião, Fábio Gondim.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Saúde, que destacou em seu discurso a necessidade de os secretários municipais trabalharem de forma articulada com os prefeitos e demais legisladores de suas cidades. “Ser gestor é ir para a berlinda, é estar em exposição. É nos municípios que as coisas se concretizam e por isso precisamos trabalhar junto aos prefeitos”, disse Arthur Chioro.
Durante fala aos secretários de Saúde, o ministro também ressaltou outras iniciativas que beneficiaram diretamente a população de pequenas cidades, como o programa “Mais Médicos”, que completou dois anos. Neste período, 18,2 mil médicos atuaram em 4.058 municípios e atenderam a 63 milhões de pessoas.
O secretário de saúde da cidade de Esperantina Albano Amorim participou do evento.
Ascom/Saúde