A Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a realidade do Sistema Carcerário Brasileiro aprovou nesta terça-feira (05/05) requerimento do deputado Silas Freire (PR-PI) sobre o sistema prisional do Piauí. O documento solicita a realização de diligência da CPI no Estado do Piauí para visitar a Casa de Custódia localizada na BR 316 e no Presídio de Esperantina com a finalidade de apurar a segurança nestes estabelecimentos penitenciários.
Crimes ocorridos entre os dias 19 a 25 de abril, assim como a morte de um detendo, identificado como Djavan Fernandes Cabral, alojado no pavilhão H da Casa de Custódia, localizada na BR-316. Levaram o deputado Silas Freire a fazer o requerimento. De acordo com o mérito do documento, três detentos morreram em menos de 24h nestes locais e há provável conexão entre tais crimes.
“Apesar do lugar ser usado apenas para triagens, os presos eram colocados no local em razão da superlotação. Tal situação evidencia a falta de segurança nos estabelecimentos, pelo que se fazem necessárias as visitas ora requeridas, com a finalidade de se apurar as falhas que ocorreram na segurança tanto na Casa de Custódia quanto no presídio de Esperantina” justificou o parlamentar.
Silas Freire acredita que a realidade do sistema prisional brasileiro revela péssimas condições, com prédios antigos e em más condições, superlotação, número ineficiente de agentes penitenciários e o que é pior, profissionais e detentos sem a mínima condição de segurança.
Por Késia Paos