Esse homem diz que já foi roubado 10 vezes. O nome dele é Bernardo Carvalho, 51 anos de idade, nasceu na comunidade Mamoir – município de Esperantina, morou na comunidade Serra de Dentro município de Batalha e mora atualmente na comunidade Poção, zona rural de Batalha.
Aposentado por invalidez, pois, no passado foi acometido por um acidente que lhe tirou uma das mãos quando o mesmo se encontrava trabalhando em uma farinhada colocando mandiocas em um caititu. Sua casa atual fica na localizada Poção às margens da PI – 117 que interliga os municípios de Batalha a Esperantina, próximo a ladeira do Aposento.
Era meia noite da última quinta-feira, dia 23 de abril. Bernardo Bracim como é conhecido se encontrava no interior de sua residência dormindo, quando foi surpreendido por três homens encapuzados, armados com revolveres. Os três criminosos arrebentaram a porta de sua casa e adentraram a residência. Como a rede do mesmo fica armada na sala, quando Bernardo acordou se deparou com três armas apontadas para sua cabeça. Naquele momento era anunciado um assalto com pedidos para o mesmo não reagir.
Bernardo conta que os criminosos desligaram a chave do contador de energia que fica do lado externo de sua casa o que facilitou ação do bando que usavam lanternas.
Ao anunciarem o assalto, o bando ameaçaram-no de morte, caso ele reagisse. Mesmo não reagindo e pedindo pelo o amor de Deus que não lhe matasse, o trio amarrou Bernardo, pés e mãos, numa cadeira. Em seguida os três reviraram o interior de sua casa, seus pertences e perfuram alguns sacos de arroz com palha que o mesmo guarda num quarto. “Eles perguntavam por dinheiro” disse a vítima.
Bernardo disse que não tinha dinheiro e os três pegaram o carro que andavam (provavelmente uma pampa ou uma saveiro, pois a vítima não conseguiu identificar a modelo do veículo) e posicionaram em frente ao chiqueiro de criação de bodes que fica ao lado da residência da vítima. Enquanto Bernardo estava amarrado os elementos colocaram dentro do veículo 10 cabeças de criação de bodes. “Foram as maiores cabras que eles levaram e até uma que estava parida e deixaram três cabritos órfãos,” nos contou o mesmo.
Antes do trio se evadir do local, eles ameaçaram a vítima de que, quando retornasse do chiqueiro iam mata-lo. Bernardo mesmo no escuro por sorte conseguiu um facão e cortou as cordas que lhe prendiam e fugiu pela o cercado da cozinha. Conta ele que tentou ligar para a polícia várias vezes e para moradores que residem na região, mas a operadora da TIM estava fora de área, pois, foi justamente no dia em que os telefones com esta operadora ficaram impossibilitados de realizar ligações. Quando os três assaltantes retornaram do chiqueiro ele já não se encontrava mais dentro da casa e ai os mesmo saíram em alta velocidade ruma à cidade de Batalha.
A história de Bernardo, que é separado e mora sozinho, nos foi contada na tarde deste domingo pelo o mesmo, e no momento da narrativa ele chorava, revoltado, devido a humilhação que passou com três armas apontadas para a sua cabeça e também pelo fato de não poder fazer nada pra recuperar seus animais. No dia seguinte, ele registrou o caso na delegacia de Batalha mas, segundo ele, foi apenas mais um crime que provavelmente ficará na impunidade pois, os elementos tiveram tempo suficiente para fugir sem deixar pistas. Bernardo finalizou a entrevista nos contando que já foi roubado 10 vezes mas, das outras vezes os bandidos agiam quando o mesmo não se encontrava em casa e levavam apenas seus pertences como roupas e legumes.
Carlos Araújo