Dirigentes das Federações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais dos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, estão reunidos desde o dia 2 deste mês, em Natal-RN, para definir estratégias de atuação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), nos espaços de politicas territoriais.
De acordo com a Secretária do Meio Ambiente e Convivência com o Semiárido da FETAG-PI, Maria Betânia, esta atividade é oriunda do Projeto Territórios, através de contrato de repasse MDA/CONTAG, por meio de jornadas temáticas regionais que serão realizadas em todas as regiões do Brasil. “Especificamente nessa do RN o tema é a organização da produção e meio ambiente”, explicou.
As temáticas apresentadas tem sido as mais diversificadas e de grande importância ao fortalecimento do MSTTR. Segundo Maria Betânia, já foram abordados o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) como modelo alternativo de desenvolvimento sustentável, questões inerentes à água, a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a atuação do movimento sindical nos espaços territoriais.
O esperantinense Assis Aguiar representa o Polo Sindical de Esperantina que abrange quinze ( 15 ) municípios da região. O evento encerra – se nesta quinta – feira ( 05 ).