A agilidade dos processos de digitalização e expansão da Rádio e Televisão Educativa do Piauí e a implantação de rádios comunitárias em seis municípios do Estado foram temas de reunião entre o deputado federal Assis Carvalho, o presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, na manhã desta terça-feira (10), em Brasília.
O deputado Assis pediu resposta sobre processos de implantação de rádios comunitárias das cidades de Água Branca, Barras, Colônia do Piauí, Inhuma, Marcolândia, Pedro II, Santa Rosa do Piauí e São João do Arraial, que tramitam no Ministério. “As associações comunitárias e outras entidades envolvidas na criação das rádios querem produzir comunicação dentro da lei, mas é necessário dar celeridade aos processos”, ressaltou Carvalho.
Segundo Humberto Coelho, já há um processo em tramitação no Ministério que contempla a migração para a transmissão digital do sistema de comunicação da Fundação Antares, tanto de rádio quanto de televisão.
“O ministro é muito sensível às demandas dos movimentos populares. Por isso, acredito no compromisso dele com as mudanças necessárias para a consolidação das rádios comunitárias no país”, ressalta Humberto Coelho.
Além da digitalização, a Fundação Antares também pede expansão de transmissão para as cidades de Picos, Piripiri, Campo Maior, Paulistana, Marcolândia, Pedro II, Esperantina, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Corrente e José de Freitas.
De acordo com o ministro Berzoini, o Ministério das Comunicações vai priorizar os processos apresentados na reunião e dar celeridade aos encaminhamentos das demandas.