A prefeita de Esperantina Vilma de Carvalho Amorim, concedeu uma entrevista ao Jornal do Meio Dia da Rádio Meio Norte que tem a frente o radialista Paulo Melo nesta sexta-feira, (19/12), a mesma falou do seu trabalho a frente da Prefeitura de Esperantina e as perspectivas para o ano de 2015.
Na entrevista, a prefeita destacou o desempenho positivo de toda a equipe envolvida em sua gestão, como secretários, coordenadores e assessores, que realizaram um trabalho de forma satisfatória desde que iniciou o novo ciclo de governo.
“Pudemos avaliar como bastante satisfatória, o trabalho desenvolvido por nossa equipe, apesar de termos pego o ‘carro em movimento’, pudemos fazer um trabalho dentro do que se foi planejado nestes primeiros cem dias”, enfatizou.
Pagamento do 13º
Para a prefeita Vilma Amorim, só foi possível realizar o pagamento dos servidores efetivos do município, com uma planejada organização e prudência.
“Com esses fatores, pudemos realizar o pagamento do 13º dos funcionários efetivos, comissionados e contratados do município. O dinheiro já está na conta de cada servidor que recebe pelo banco do Brasil, exceto os servidores que recebem pela Caixa Econômica, que por sua vez, tem um processo mais lento de pagamento, mas todos receberão seus proventos para que possam passar o natal em tranquilidade com suas famílias”, disse.
Segundo Vilma Amorim, foi pago um montante de R$915.633,40 de 13º para os servidores municipais.
Infraestrutura e Educação
Para a prefeita Vilma Amorim, ainda há muito que se fazer em todo o município no que se diz respeito à infraestrutura. De acordo com a gestora, grande parte das estradas rurais vicinais foram recuperadas, assim como a limpeza pública está indo a todo vapor na sede do município.
“A equipe da secretaria de infraestrutura está trabalhando incansavelmente para recuperar antes do intenso período chuvoso, todas as estradas do município. Sem contar com as obras de recuperação de coxias em alguns pontos da cidade, inclusive algumas estão em andamento e outras planejas”, disse.
Sobre a Educação do município, Vilma Amorim ressaltou o comprometimento da gestão nesta pasta, destacando o abastecimento da merenda escolar integral nas escolas municipais, o transporte escolar dos alunos tanto da zona urbana, quanto rural, assim como o resgate das festas de formatura da rede municipal de ensino.
“Pudemos resgatar as festas de formatura da Educação Infantil, que foi um trabalho bastante satisfatório, iniciado na gestão do prefeito Chico Antônio que na época eu fazia parte como secretária de educação. Hoje pudemos ver a alegria dos pais dos alunos em prepara-los para colar grau”, exclamou.
Saúde e Assistência Social
“Passamos por uma fiscalização do Ministério da Saúde, aonde foram constatados alguns postos de saúde que não estão adequados com o Ministério e estamos agilizando alugar outros ambientes que atendam as necessidades do Ministério da saúde”, ressaltou.
De acordo com Vilma Amorim, as atividades como, forró, piquenique e passeio coletivo, foram ações consideradas satisfatórias, desenvolvidas pela Assistência Social, assim como o bom atendimento com o público, entre outras atividades como expedição de carteira de trabalho e o atendimento do Bolsa Família.
Metas e prioridades
A prefeita Vilma Amorim destacou que a partir de 2015, iniciará um novo estilo de governo municipal com metas e prioridades a serem alcançadas e desenvolvidas, entre elas estão reforma da Praça da Biblioteca, e a construção de uma praça nas imediações do cemitério, no triângulo do Banco do Brasil. “Já está bem encaminhado o processo licitatório para a reforma da praça da biblioteca e a construção da praça perto do cemitério, o recurso já está em caixa e temos um prazo para iniciar, que será nos primeiros dias do mês de janeiro”, relatou.
Outra meta anunciada pela gestora foi a construção de quatro (04) Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro (04) escolas no município. De acordo com a prefeita, inicialmente uma (01) UBS e uma (01) escola serão construídas no Residencial Alecrim e Conjunto Bernardo Rêgo, para atender a necessidade daquelas famílias que lá residem.
Em relação às obras paradas, como a reforma e ampliação dos postos de saúde das localidades Sítio do Alegre, Bonfim, assim como Mercado Público e o Matadouro, Vilma Amorim disse que estará planejando junto com sua equipe e enquadrar essas obras dentro da meta e que possam ser concluídas ainda em 2015.
Sobre a iluminação pública, Vilma Amorim anunciou que na próxima segunda-feira, 22, a prefeitura estará recebendo novos materiais para dar inicio a uma força tarefa para iluminar toda a cidade antes do fim do ano.
Natal e ano novo
Vilma Amorim destacou a importância da prefeitura em ter decorado os principais pontos da cidade com enfeites natalinos.
“Fizemos esse esforço para decorar nossa cidade e que só tem arrancado elogios da população e visitantes”, declarou.
A prefeita também anunciou que no dia 01 de janeiro de 2015, a prefeitura estará realizando uma Festa Popular em Esperantina. De acordo com a mesma, as bandas Léo Cachorrão e Forró do Bom animarão o evento, que segundo a prefeita, é para comemorar também o aniversário de Esperantina que não pôde ser realizado na data certa, assim como comemorar o ano novo.
“Essa festa é dedicada para nossa população que precisa também se divertir e vamos confraternizar para iniciar um novo ano repleto de felicidade e harmonia”, enfatizou a prefeita.
Considerações finais
Finalizando a entrevista, a prefeita desejou a todos os esperantinenses, um feliz natal e um prospero ano novo, repleto de paz, amor e harmonia.
“Que o Natal de todo esperantinense seja brilhante de alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperança. Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz nossos corações”, finalizou.
Fonte: Revista AZ