O senador Wellington Dias (PT) se reuniu nesta manhã de terça-feira (28/10) com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho (PMDB). Segundo Dias, o encontro foi para tratar sobre pautas que tramitam na casa, entre elas, o orçamento de 2015 e está estipulado em R$ 8,6 milhões.
“Fizemos uma visita , onde tivemos a oportunidade de ter um relato para que a gente possa acompanhar a autonomia da Assembleia em relação ao orçamento que será executado em 2015, ano considerado como o pico da crise que se iniciou em anos anteriores. O lado bom da previsão é que a partir do ano de 2016 a gente saia da crise”, disse o senador em entrevista aos jornalistas.
Entre as preocupações externadas pelo governador eleito, estão as obras paralisadas e as dificuldades de investimento. “A preocupação é porque ainda temos a despesa com pessoal extrapolando o limite legal. Se o estão sozinho tem pouca capacidade de investir, mais do que nunca vamos precisar de parcerias com a União. Se o estado tem inadimplência grave, como a de estourar a folha, o estado fica impedido de fazer parcerias e convênios. E não podemos fechar esta porta para 3 milhões e duzentos mil piauienses”, disse.
W.Dias diz que o momento é de dialogar. “Sou um democrático, temos que dialogar, mas na verdade o governador ainda é Zé Filho. Estamos apenas buscando informações e dialogando, em alguns casos tomando medicas para que a legislação seja cumprida (…) A eleição acabou e todos nós temos agora responsabilidade com o estado. É através do diálogo que vamos construir condições de sustentação”, disse, negando que esteja tratando da formação de sua equipe de governo, pelo menos por enquanto.
“Estou focando no diálogo com a Assembleia, em relação ao orçamento. Estamos buscando com isso as informações do estado, estudando e tendo uma noção da estrutura de estado, para adaptar ao tamanho que o estado suporta”, finalizou.
ASCOM