Alunos dos cursos de Zootecnia e Agronomia do polo da UESPIda cidade de União estiveram na manhã desta terça ´feira ( 29 )na cidade de Esperantina conhecendo experiências da fabricação de tijolo ecológico que está sendo produzido Obra Kolping de Esperantina e também na localidade Pé da Ladeira em uma roça orgânica.
Cerca de 26 alunos dos dois cursos que estavam sob coordenação da professora Eline Chaves foram recepcionados pela vereadora Domingas Santana na sede da entidade com um farto e receberam uma aula da fabricação e montagem proferidas pelo técnico Raimundo João, que explicou que há uma grande demanda no mercado de mão de obra qualificada para montagem dos tijolos. Raimundo João ainda falou que a entidade está capacitando cerca de 400 pessoas em várias cidades do estado para trabalharem com o tijolo ecológico.
Dona Domingas fez as honrarias da casa dando as boas vindas aos alunos e apresentou a experiência que a entidade tem com a produção do tijolo ecológico e também de outros cursos profissionalizantes ministrados pela kolping.
A professora Eline Chaves coordenadora das turmas de agronomia e zootecnia falou que a universidade está trabalhando para que os novos profissionais tenham uma visão diferente do tradicional e que possam trabalhar com novas técnicas na construção e na produção de alimentos.
“Estamos aqui com nossos alunos para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido na cidade de Esperantina, com a produção de tijolo ecológico e também vamos conhecer uma propriedade agroecológica na zona rural em uma extensão rural com respeito ao meio ambiente”. Disse.
PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
A Universidade Estadual do Piaui – UESPI, vem buscando novas técnicas, novos conhecimentos para novas construções em nosso estado.
“Ao longo dos anos a sociedade foi perdendo as bases de nossos antepassados que tinham uma preocupação maior com o meio ambiente, por isso estamos colocando nossos alunos em campo visando uma melhoria social onde cada vez mais a natureza é uma aliada”. Falou.
Após as apresentações na comunidade os alunos foram em um ônibus da universidade para localidade Pé da ladeira conhecer o trabalho agroecológico desenvolvido pelos moradores.
Estiveram presentes na recepção dos alunos a empresária Socorro Franco, professoras Bernadete e Marizete Rodrigues, professora Orilene Brejal, empresário Adalberto das Carroças e o coordenador da UESPI polo de Esperantina Raimundo Barros.
Raimundo Rêgo que tem uma Preocupação grande com o Meio Ambiente, desde de 2007 que cultiva a cultura da agro ecologia, em uma área onde tira o sustento de sua família com cultivo que não precisa fazer queimadas, termo que chamamos de ROÇA ORGÂNICA, essa cultura como já é bastante conhecido, fez com que todos os dias pesquisadores de toda a região, procurem para obter mais orientações .
DUSCOCAIS